top of page
Buscar
  • Foto do escritorJornal Click

pernoitas em mim


“Pernoitas em mim” a curta-metragem realizada e produzida pelo clube de vídeo e cinema da ESMF é o objeto que vamos apreciar criticamente.

Baseado no texto poético presente na obra “ Rumores dos Fogos”, de Al Berto, poeta que viveu maioritariamente em Sines, esta curta-metragem foi realizada por Inês Tojinha, Érica Rosa e Gonçalo Dias, alunos e membros de um pequeno grupo de produção. Apenas com dois minutos e vinte e seis segundos de duração, entra na categoria de curta-metragem, com um estilo poético e caráter emotivo. Recitado por Inês Tojinha e acompanhado por uma banda sonora, mais especificamente a música “Cinema” de Rodrigo Leão, o poema “Pernoitas em mim” é retratado em três histórias de amor independentes entre si, mostrando algumas das formas que o amor pode assumir: um casal homossexual feminino, um casal apaixonado e uma jovem só, que pode indiciar a perda do sujeito amado.

Filmado em locais diferentes, na baía de Sines e nas ruas desta cidade, onde é possível observar-se uma pintura do poeta, e no Passeio das Romeirinhas em Santiago do Cacém, os espaços simbolicamente podem representar os vários climas dos relacionamentos. O pôr-do-sol na praia apresenta a paixão romântica, a noite apela à solidão e a dedicação ao outro e o clima chuvoso à perda e saudade.

Por fim, concluímos a apreciação crítica expressando a nossa admiração e sentimento de orgulho, pois embora seja um pequeno grupo de produção, ainda com uma vida escolar muito presente, o grupo revela-se promissor, ambicioso e comprova que não é preciso um grande orçamento e experiência para criar arte.


Texto: Manuel Parreira e Lucas Gamito


O poema de Al Berto intitulado “Pernoitas em mim”, inserido em Rumor Dos Fogos, clube de vídeo e cinema da ESMF , numa curta metragem.

Al Berto, nado em Coimbra e habitante da cidade de Sines durante grande parte da sua vida, é agora homenageado com este vídeo publicado no canal de youtube da Lista Q da associação de estudantes. Este pequeno vídeo, gravado no cabo de Sines, inicia-se com um plano da praia Vasco da Gama, seguido de diversas paisagens florestais e urbanas da cidade. Com a duração de 2:26 minutos, o vídeo conta com a participação de membros do clube de cinema da ESMF, e com a banda sonora de Rodrigo Leão (“Cinema”).

Inicialmente, é representada uma jovem que aparenta enfrentar conflitos interiores do foro emocional, nomeadamente a solidão, a saudade e a melancolia. Isto acompanha a narração feminina do poema até ao segundo verso da primeira estrofe. Na declamação do terceiro verso, “ou morrer”, a música inicia-se e a imagem de uma árvore à chuva transmite tristeza e melancolia.

O segundo verso da terceira estância é perfeitamente ilustrado pelo toque ilusório de alguém no ombro da segunda jovem, demonstrando a dimensão emocional do poema que apresenta o desejo de outra pessoa que se encontra ausente.

No geral, as cenas do vídeo representam bem o poema de Al Berto, no entanto, algumas delas não se relacionam tão bem. Quando é narrado o terceiro verso da terceira estrofe (“envelheço com a nómada solidão das aves”), vê-se um casal, de noite, a passear pela zona do Centro de Artes de Sines, não sendo percetível a relação com o verso referido.

Em conclusão, esta é uma curta metragem bem concebida com uma excelente qualidade de vídeo e de áudio, bem como de ilustração/adaptação do poema original.


Texto: Daniela Estaço e Sofia Cabana

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page